quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Passo 5.1 - Passo a Passo da festa - Organizando Sozinha

Veja a baixo como organizar a festa SEM DINHEIRO para não precisar contratar buffet, os textos em azul são explicações e logo abaixo os calculos de uma festa de 4 a 5 horas de duração.
Basta vc preencher e calcular com o número dos seus convidados. Lembrando da regra do "4º Passo - A bendita lista de convidados" em relação aos penetras e "convidados do convidados".

Essa lista é uma lista básica, uma pré produção. Nela vc vai deixar pré definido os itens da festa. No próximo post publicarei uma lista detalhada dos itens da festa, pra vc não se perder e depois me culpar. hauhauhuha

FESTA

Data da festa: ___________________________
Horário de início:________________________
Duração :______________________________
Local da Festa:__________________________
Número de convidados:___________________
Cor da festa:____________________________

Mesa de Frios

Na mesa de frios vc não precisa gastar dinheiro com queijos e presunto, salame... Essas coisas não enchem a barriga de ninguém e são caros, você sabe que quando o garçom passa com aquela bandeja de queijo vc pega 1, mas sua barriga manda pegar a bandeja.
Opte por torradinhas que vc compra pronta e patês. Os garçons passam com a bandeja e o próprio convidado pode se servir e pra não ficar sempre a mesma entrada, vc pode variar os patês, no youtube vc encontra várias receitas de patês para todos os gostos: Azeitona, alho, queijo, atum, cebola, presunto...
Canapés - Média 5 por pessoa - Nº de convidados x 5 = ____ Canapés
 Exemplo: 180 convidados x 5 = 900 canapés


Sanduiche de metro também é bem barato e fácil de fazer. Vc só precisa de alface, tomate, maionese (vc pode fazer sem se seu casamento for em um dia muito quente), salame ou presunto ou peito de peru, frango desfiado já msiturado na maionese (ou o mais barato), queijo (opcional).
Os material rendem bastante e o pão vc encomenda em qualquer padaria. 
Pão de metro - 1 metro para cada 6 pessoas - Nº de convidados : 6 = ____ x 1 metro = ____
Exemplo: 180 convidados : 6 = 30 x 1 metro = 30 metros de pão de metro.

Ovos de codorna são uma coisa comum aqui no Rio de Janeiro em casamentos, não sei se é costume Nacional, mas os ovos é uma ideia muito boa para a mesa de frios, junto com ele um potinho com molho rosê (maionese, mostarda e ketchup). 
Ovos de codorna cozidos e sem casca - 1 por pessoa (não dá pra matar a fome das pessoas com os ovos, ele é só um aperitivo) 

Um espetinho muito famoso aqui no Rio chamado "sacanagem" que é feito com uma rodela de salsicha, um quadradinho de abacaxi, 1/3 de azeitona e um quadradinho de queijo em um palitinho de dente. Vc também pode colocar Tomate, Cenoura... o que estiver mais barato vc pode ir substituindo.
Espetinho Sacanagem - 1 por pessoa


Frutas da estação saem mais baratas, compre o suficiente para decorar a mesa de frios, Uma melancia bem vermelha para cortar em zig-zag e colocar cada metade de um lado da mesa com uvas em cima, umas manga-rosa bem grande, mamão... Use a criatividade. Estipule uma quantia pra gastar com frutas, por exemplo R$50,00, dai vá no hort-fruti e se divirta enchendo o carrinho e calculando o total.
Frutas - O suficiente pra decorar a mesa

 

Mesa de doces

 Calcule 5 doces por pessoa, seja de qualquer variedade de doce que vc escolher. Vc pode fazer folhados, doces finos, caramelados, mas lembre que todos eles tem custo, algumas pessoas combram o cento outras a unidades, mas eu tenho sugestões para vc.
Calculando o total de doces que vc vai ter na festa vc pode distribuir na maneira que vc prefere.
Total de doces - Nº de convidados x 5 = ____ doces variados

Exemplo A: 200 convidados x 5 doces por pessoa = 1000 doces variados
Exemplo B (distribua o a quantidade total pelos tipos de doce) - 500 brigadeiros + 250 beijinhos + tacinhas = 1000 doces variados

Um Buffet já fará essa distribuição de doces sem vc se preocupar.

Brigadeiro é muito barato, fácil de fazer e todos amam muito. na minha opnião os convidados trocam folhados e bombons recheados por um brigadeiro bem feito. 
Uma doceira disse que para 100 brigadeiros tamanho de festa vc gasta 3 latas de leite condensado normal. Vc pode reunir as madrinhas e todas enrolarem brigadeiros assistindo Diario de uma paixão, Dirty Dancing, Moulin Rouge ou o filme que vc preferir pra entrar no clima de romance, a hora passa rápido.
Só não faça os brigadeiros muitos dias antes da festa, pois eles ressecam e endurecem. 
Brigadeiros  - 3 latas de leite condensado = 100 brigadeiros

 Beijinho também é um doce bem fácil de fazer e rende tanto quanto o brigadeiro. Alem de ser bem bonito na mesa.
Beijinhos - Não procurei medidas ainda (esqueci)

Vc pode fazer mousse de maracujá e colocar em tacinhas com uma colherzinha, rende bastante e é bem barato. As sementes do maracujá podem enfeitar a tacinha. Vc pode brincar com os mousse que vc conhece, variando os sabores.
Tacinha com mousse -  Vc vai precisar de Tacinhas e colheres de mecher café. Vc pode colocar lacinhos bem fininhos da cor da festa, para dar um ar leve na mesa.



Vc também pode colocar alguns biscoitos amanteigados na mesa em lindas bombonier enfeitadas com fita, pode colocar balas da cor da festa em potes transparentes... Use a imaginação sem gastar muito.


 Salgadinhos

A contagem é 10 a 12 salgados por pessoa (se tiver uma janta ou almoço depois). Eles devem ser fritos e servidos na hora, se fritar antes ficarão frios, muchos e oleosos e se seus convidados desprezarem os salgados, vc terá salgadinhos prontos sobrando na cozinha e janta faltando, pq os convidados querem matar a fome de uma maneira ou outra e vc precisa ajuda-los a sair satisfeitos da festa. Por isso cuidado com os contratos com  Buffet, veja se as variedades dos salgados, se eles serão fritos na hora, se antes da festa, como serão conservados...
Salgadinhos - Nº de convidados x 12 salgados = _____ salgados

 

 Bebidas

Uma organizadora de casamento disse que o melhor lugar para bebidas são os depósitos, onde vc só paga o que consumiu. Por exemplo vc compra 30 garrafas de Coca-Cola e usa apenas 24 garrafas, as outras 6 vc poderá trocar por outras bebidas, ou pegar o dinheiro dessas 6 garrafas de volta, não é ótimo:???

Refrigerantes - 400 ml por pessoa - Se tiver outras bebidas. 
Procure colocar mais Coca Cola, pois é um gosto popular (por mais que eu odeie).  
Calculo - Nº de convidados x 0,400 lt = ____Lt de refri

Sucos/ Mate/ Chá - 400 ml por pessoa

Água/ Coquetel - 200ml por pessoa  

Janta / Almoço

Escolha opções baratas, não tenha medo do óbvio. Se onde vc mora a carne vermelha é mais barata, vc pode fazer bife a role, churrasco... Se o frango é mais barato: Strogonoff, escondidinho de frango, frango a parmediana. Essa dica não vou poder te entregar de bandeja, pois vc vai precisar pesquisar e conversar com quem sabe de compra do mês.
Procure ir em atacadões onde vende caixas fechadas de frango, tomate, de batata... vc irá economizar.

Cardápio / Menu

Faça um cardápio com duas opções de janta e deixe sobre o prato de cada convidado. Eles poderão escolher uma das duas refeições, nenhuma caso não agrade. Isso evita que as pessoas da cozinha preparem os pratos e muitos voltem pq ngm quer jantar. Após os salgadinhos, os garçons passam nas mesas perguntando a escolha do convidado e ele só solicitará algum prato se ele quiser.

Cheese-casamento?

Uma dica e tendência do EUA é colocar nas opções de cardápio um lanche ao invês de só refeições. O lanche costuma ser hamburguers, mas vc pode colocar cachorro-quente, um bom pedaço de pizza (aquelas mini brotinhos de festa só se for umas 3). Vc pode trazer essa opção pro seu cardápio de um jeito mais barato, ao invés de grandes carnes grelhadas, uma receita mais prática com um pão, hambúrguer, tomate, alface, queijo e ketchup, Vc pode encomendar com a padaria perto da sua casa um pão relativamente menor que os clássicos pães de hambúrguers tamanho de venda. Só não deixe sua janta bem bagaceira, com macarrão instantâneo, jiló, buchada, dobradinha, existem pessoas que não gostam dessas comidas, por mais que vc talvez ame. Pesquise o que é comum em casamentos.







Ok.... UFAAA, menos um passo.
Ainnn tá cada dia  mais perto!!1 Ta nervosa?? Calma, ainda temos muito pela frente. 
No próximo passo aprenderemos como começar a providenciar as coisas da festa, os detalhes por trás desse glamour de Menu e flores.


Daiana Ribeiro - De Alcantara - indo para operação C.A.M.A.

2 comentários:

  1. Muito interessante essas informações, gostei, irei acompanhar seu blog sempre!!! espero por mais novidades

    ResponderExcluir
  2. adorei tambem,vou acompanhar o blog e ficar por dentro de novidades tambem.

    ResponderExcluir